Tosca – Going Going Going

_______________________________________

Quando se tem mais de vinte anos de trabalho é difícil inovar sempre. Nesse tempo todo, o Tosca já passeou por diversas vertentes dentro do eletrônico, trazendo contribuições significativas ao downtempo e ao caráter experimental que o estilo tem atualmente. Os álbuns do duo com algumas exceções se apresentam como uma colcha de retalhos de grandes singles permeados por alguma cadência comum que traz o elemento de coesão.

Em Going Going Going, não vemos nada muito além do que a banda já mostrou no passado, bastante groove, texturas e algo que eles sabem fazer como ninguém que é usar pequenos gestos instrumentais pontualmente pra criar faixas cativantes. Do começo ao fim, vemos coisas que já vimos em algum lugar por aí, mas a execução bem feita e esses pequenos movimentos trazem brilho ao álbum.

Logo na abertura do álbum, dá pra perceber que o elemento de ligação da primeira metade do trabalho são algumas cadências de guitarra de reggae. Um pouco de vibrato e acordes característicos do estilo perpassam por boa parte deste primeiro ato. Lá no meio do álbum esse elemento é esquecido (e é um descanso bem vindo no meio dessa repetição) pra reaparecer no fechamento de forma a trazer a coesão de volta.

Se você já escutou alguma coisa do Tosca, sabe que a inconstância é uma constante no trabalho do duo austríaco. Dentro do eletrônico que eles fazem, a experimentação é sempre a regra, porém, em seu mais recente trabalho, eles decidiram não arriscar muito e se manter dentro do que já haviam feito e deu certo no passado. Como disse no início, é difícil inovar quando se tem mais de 20 anos de carreira e 8 álbuns de estúdio, mas o disco como um todo não é ruim, a sensação de já ter ouvido a maioria das coisas dentro dele não estraga a experiência do álbum e a pequena experimentação com texturas sonoras compensa a audição.

OUÇA: “Supersunday”, “Dr. Dins” e “Shoulder Angel”

Padawan em Arquitetura, músico e ilustrador

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked