Lindstrøm – On A Clear Day I Can See You Forever



On A Clear Day I Can See You Forever é um registro que leva a experimentação de Hans-Peter Lindstrøm a um lugar diferente do que ele havia explorado nos seus trabalhos anteriores. O caráter dançante é abandonado em função de uma experiência espacial e sensorial de introspecção que reflete muito bem o momento sombrio e conturbado que o mundo vive.

O primeiro rascunho do que viria a ser On A Clear Day I Can See You Forever vem de uma performance realizada por Lindstrøm no Centro de Arte Henie Onstad e você consegue sentir bem o caráter solene e experimental que um local de arte pede na primeira faixa. Os acordes iniciais mais agudos chamam a atenção de quem está passando ou quem chega no álbum mas logo nos primeiros segundos as notas são distorcidas em modulações mais graves para realmente levar o ouvinte a um estado contemplativo.

Outro elemento importante na produção do trabalho é a característica física do som. Lindstrøm optou por não usar computadores e usar apenas drum machines e sintetizadores analógicos históricos como os primeiros modelos da Roland, da Korg e da Wurlitzer, além de um Memorymoog que tem o papel de destaque, sendo explorado até as últimas consequências com todas as suas limitações que acabam gerando uma performance física mesmo que pode ser sentida em intervalos breves de silêncio para que o músico precise se recompor das teclas e pedais pesados e mudar o timbre entre uma frase instrumental e outra.

O álbum perde a força quando vai mais fundo nas drum machines que acabam por tirar o ouvinte da imersão de um som mais orgânico com as sequências em loop das máquinas que, na sua constância mecânica, soam mais artificiais. A segunda faixa “Really Deep Show” acaba sendo menos afetada por esse elemento por ter mais camadas sonoras que preenchem os ouvidos com mais intensidade mas “As If No One Is Here” que fecha o registro e é quase toda conduzida por uma drum machine acaba se tornando quase insuportável no meio de seus quase nove minutos de duração.

On A Clear Day I Can See You Forever é uma experiência artística que, ao te tirar da realidade e te colocar num espaço amplo e cheio de camadas, deixa o vazio para que você complete mentalmente e reflita sobre a realidade que abandonou com mais clareza.

OUÇA: “On A Clear Day I Can See You Forever” e “Really Deep Show”

Padawan em Arquitetura, músico e ilustrador

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked