Gary Clark Jr. – This Land



Gary Clark Jr. surgiu a cerca de 8 anos com o EP The Bright Lights e, desde então, lançou 3 discos e coleciona participações em grandes festivais de blues como o Crossroads, tocando ao lado de grandes lendas da guitarra como Eric Clapton, BB King, Buddy Guy e nomes contemporâneos da guitarra como John Mayer e Doyle Bramhall II. Em seu terceiro disco, ele procura ser despretensioso, mas extremamente ambicioso ao trazer uma gama grande de estilos musicais, de maneira experimental.

O álbum se inicia com “This Land”, um manifesto contra o racismo institucionalizado nos Estados Unidos que faz afro americanos não sentirem-se bem-vindos na própria terra. Contrário a isso, ele diz no refrão que é filho da américa e que aquela terra é dele.  A partir da terceira faixa, Gary passa a viajar por diversos estilos musicais diferentes, passando por soul em “When I’m Gone”, R&B, hip hop, pop em “The Guitar Man” e até mesmo reggae na faixa “Feeling Like A Million”. Vale destacar também “Pearl Cadillac”, excelente balada onde o artista mostra a habilidade que tem em combinar harmonicamente sua voz com a guitarra. O disco mostra a versatilidade de um artista que sempre foi visto como um guitarrista de blues, trazendo o foco para a produção e menos para os solos de guitarra. Entretanto, a guitarra blues característica do artista está presente e faixas como a instrumental “Highway 71”, onde ele experimenta solos em cima de uma base, “The Governor” e “Dirty Dishes Blues” que trazem um blues mais clássico.

This Land traz Gary Clark Jr. sem medo de arriscar novos arranjos e experimentar outros estilos. Mostra um artista mais maduro e confiante e acerta em muitos momentos com músicas que seriam excelentes singles, mas funcionam bem em conjunto. Sendo moderno, mas nunca esquecendo suas raízes, This Land é – sem dúvida – um dos melhores discos de blues do ano até o momento.

OUÇA: “My Eyes On You (Locked & Loaded)”, “This Land”, “Pearl Cadillac” e “Dirty Dishes Blues”

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked