DeVotchKa – This Night Falls Over


DeVotchKa é uma banda enigmática. A começar pelo nome que, em russo, significa algo como “jovem garota”. Da russa, a banda só tem parte das referências musicais, no entanto. Na verdade, ela é uma mistura influências propostas por um quarteto de Colorado (EUA). Os integrantes são Nick Urata, Tom Hagerman, Janie Schroder e Shawn King.

O som intrigantemente confuso que o grupo entrega pode parecer urgente, cacofônico e bagunçado, mas surpreendentemente melódico ao mesmo tempo. É uma junção de instrumentos que parecem incoerentes com ritmos eslavos, música de cabaret e bolero, tudo conduzido com um vocal sofrido. O som dá certo, mesmo que estranhe.  

Quando se fala em DeVotchKa, se fala em quase vinte anos de música. A média de álbuns é modesta, também. São apenas (com o novo disco) cinco discos inéditos. Supermelodrama (2000) foi o de debut. A ele se seguiram Una Volta (2003), How It Ends (2004) e A Mad And A Faithful Telling (2008). Este último com relativo destaque na parada de álbuns independentes da Billboard. Em 2011, o grupo lançou o disco 100 Lovers. De 2006 é o extended play (EP) Course Your Little Heart.

Além destes trabalhos, o grupo é conhecido por trilhas sonoras. São duas. A do filme Little Miss Sunshine (2006), do compositor Michael Dana teve inspiração no disco How It Ends e resultou no lançamento de um trabalho homônimo posterior dedicado ao filme pela banda. DeVotchKa também responsável pelo soundtrack de I Love You, Philip Morris (2009).

O novo material é rico. Foi lançado em agosto. Melodicamente é mais organizado do que os registros anteriores e percebe-se que, se antes o abuso de referências era uma crítica possível de ser feita, dessa vez, não há, muito embora o som característico da banda esteja ali, na essência.

A melancolia presente no trabalho mais recente até então, 100 Lovers, não é abandonada. É apresentada de outra forma, mais graciosa, em This Night Falls Over. É um álbum mais cantado, bastante coerente nas composições e impecável em termos de arranjo. Tudo parece cumprir seu papel. As 10 músicas inéditas deste novo material funcionam como uma evolução do trabalho do DeVotchKa até aqui.  

OUÇA: “Love Letters”, “Lose You In The Crowd” e “Donse With Those Days”

Homo sapiens dando voltas ao redor do Sol.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked