Danzig – Black Laden Crown


Glenn Danzig, o filho machão do capiroto, voltou. Em maio lançou Black Laden Crown, com sua banda de mesmo nome, Danzig. O eterno líder dos Misfits (para alguns) tem uma carreira desde o final da década de 1980.

O homem que nunca parou quieto no palco, nunca também deixou de criar. No entanto, é difícil não notar como o som mudou e deixou um pouco sua identidade inicial de lado. As composições que antes eram pesadas, não somente nas guitarras, e sim com a sua personalidade forte e seu lado obscuro, hoje soam datadas, pasteurizadas e aquela relação que, dá a entender, superficial com as forças ocultas. Começar o show fazendo “chifrinhos” com as duas mãos é um bom exemplo disso.

E é isso o que percebemos no disco novo do artista. Black Laden Crown, além da capa horrível, é mais um disco de metal com guitarras pasteurizadas. Apesar de ter abandonado de vez aquela tentativa de ingressar no industrial metal (que foi uma das suas piores ações na carreira) após perder sua banda inicial – melhor fase do Danzig – no Danzig 5: Blackaciddevil, o álbum novo não empolga. E ainda, em certas músicas percebemos a mixagem mal feita, como em “Devil On Hwy 9”.

No entanto, o álbum não é completamente uma perda de tempo. Apesar de ser mais um disco entre tantos outros de metal, dos últimos lançados, é um dos poucos que se assemelham à boa fase da banda. “Last Ride” é uma boa música, porque justamente nos lembramos do Glenn com viés blueseiro. E o mesmo podemos dizer de “The Witching Hour”, “But a Nightmare” e “Pull the Sun” (melhor faixa).

O que na época “de ouro” tinha um quê de único, atualmente se enquadra às várias bandas de metal que existem por aí. A voz (menos) potente e o ego ainda inflado de Danzig deveriam ser melhor aplicados, como nos quatro primeiros trabalhos, senão não adianta ser muito arrogante quando se é como qualquer um.

OUÇA:

Viciada em música (mas também em cinema e literatura), futura geógrafa e guitarrista nas horas vagas.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked